quarta-feira, 5 de março de 2014

avaliação inicial


Avaliação inicial - Campo aditivo

OBJETIVOS • Analisar e conhecer os procedimentos utilizados pelos alunos para resolver problemas que envolvam relações entre duas medidas (comparação).
• Adequar o desafio das propostas subseqüentes.
• Formar agrupamentos produtivos.
• Fazer as intervenções necessárias, considerando os conhecimentos e as dificuldades presentes na classe.

ANOS 2º e 3º.
TEMPO ESTIMADO Duas aulas.
DESENVOLVIMENTO

1ª ETAPA
Proponha um problema que envolva a relação entre duas medidas. Exemplo: "Carla tem 27 figurinhas e Rafaela tem 18. Quantas figurinhas Carla tem a mais do que Rafaela?" Dessa forma, os alunos entrarão em contato com uma situação mais complexa do que juntar ou agregar quantidades. Cada criança deve tentar chegar sozinha à resposta.

2ª ETAPAFaça uma tabela de duas entradas, relacionando os procedimentos com o número de alunos que utilizou cada um deles. Você encontrará estudantes que: não têm nenhuma estratégia para começar a resolver a questão; desenham os conjuntos e somam suas unidades; desenham os conjuntos separadamente e fazem a comparação; utilizam a sobrecontagem (contagem partindo do número menor até chegar ao maior); e usam a subtração convencional. Essas informações mostrarão o que eles sabem sobre esse tipo de problema e vão ajudá-lo a planejar atividades para que avancem na aprendizagem.

3ª ETAPADiscuta com eles os procedimentos válidos. Deixe claro que, apesar de alguns terem somado as quantidades de figurinhas corretamente, essa resposta não corresponde à proposta. Para os que não adotaram nenhuma estratégia, elabore problemas semelhantes envolvendo números menores e faça com que eles trabalhem em dupla com colegas que utilizam desenhos. Esses também podem se juntar aos que utilizam a sobrecontagem. Os que realizam cálculos convencionais devem ajudar esses últimos e também serem desafiados com questões que envolvam números maiores (para dificultar a contagem) e redondos (para utilizar recursos de cálculo já conhecidos).

AVALIAÇÃOProponha outros problemas do mesmo tipo e monte um diagnóstico parecido com o primeiro. Observe se as crianças que não se valiam de nenhum procedimento começaram a usar uma das estratégias. Se a dúvida ainda persistir para algum aluno, sente-se ao lado dele e tente identificar onde está a dificuldade. Alguns podem precisar reconstituir a questão. Para esses, ofereça material que ajude na representação, como as próprias figurinhas e outros objetos que possam ser manipulados.

CONSULTORIA Priscila Monteiro, coordenadora do Projeto Matemática É D+, da Fundação Victor Civita

2 comentários:

jacobinezahradnik disse...

TITIAN COSTS WITH TITIAN COSTS WITH TITIAN COSTS WITH TITIAN COSTS
TITIAN COSTS WITH TITIAN COSTS WITH TITIAN COSTS titanium bikes WITH TITIAN COSTS titanium meaning WITH TITIAN head titanium tennis racket COSTS WITH TITIAN COSTS WITH TITIAN COSTS WITH TITIAN COSTS titanium hip WITH TITIAN COSTS WITH 출장샵 TITIAN COSTS WITH TITIAN COSTS WITH

mcsethe disse...

fe328 brooks kengät,brooks laufschuhe,brooks hardloopschoenen,brooks loopschoenen,brooks laufschuhe ,brooks schuhe,brooks outlet españa,brooks argentina kf662