Objetivos
Desenvolver a linguagem oral,
compartilhar informações, proporcionar o desenvolvimento do raciocínio,
permitir a criança a descoberta de hipóteses e fazer muita arte!
Desenvolvimento
Após ahistóriaestimular
a conversa: Como era Vivinho? Com quem vivinho ia para a escola? O que ele
aprendia na escola? Qual a profissão dos irmãos de Vivinho? Qual a profissão de
Vivinho?
Fazer o Vivinho com molde das mãozinhas
sobre o papel, depois de recortar você pode colar algodão sobre o coelho e
trabalhar texturas. O coelhinho também pode ser usado como fantoche para
dramatizar a história. Cada criança faz um coelho que serão os membros da
família de Vivinho.
Leitura de imagens
Montar e explorar um mural da páscoa feito
na sala, com árvores, borboletas, casinhas.... coelhinhos feitos em dobraduras
e colagens em algodão. Você também pode usar os coelhinhos feitos com moldes
das mãozinhas ou carimbados com os dedinhos... Depois de pronto, estimular a
leitura: O que tem no cenário? (árvores, coelhos, etc.) Tem quantos coelhinhos?
Passar a mãozinha para sentir a textura (algodão).
Cartaz com foto
Montar um painel de páscoa com
coelhinho para tirar foto dos alunos. O cartaz pode ser feito de papelão, eva
ou cartolina, com orifício para encaixar o rostinho. As crianças adoram!
Atividade concreta - A visita do
coelhinho
Levar um coelhinho para a sala de aula. Na rodinha, perguntar:
- Que animalzinho é esse?
- Alguém quer passar a mãozinha? É macio? É áspero?
- Falar sobre o animalzinho: cor do pelo, cor dos olhos, é grande ou pequeno, leve ou pesado.
- É maior ou menor que um boi? É maior ou menor que uma formiga?
- O que ele come?
Música 1 - Coelhinho (Eliana)
Levar um coelhinho para a sala de aula. Na rodinha, perguntar:
- Que animalzinho é esse?
- Alguém quer passar a mãozinha? É macio? É áspero?
- Falar sobre o animalzinho: cor do pelo, cor dos olhos, é grande ou pequeno, leve ou pesado.
- É maior ou menor que um boi? É maior ou menor que uma formiga?
- O que ele come?
Música 1 - Coelhinho (Eliana)
Gravar e levar as músicas para a sala
de aula e ouvir com as crianças. Ensaiar, cantar e dançar ao som da música,
encenando.
♫ De olhos vermelhos,
De pelo branquinho,
De orelhas bem grandes
Eu sou coelhinho.
Sou muito assustado,
Porém sou guloso.
Por uma cenoura
Já fico manhoso.
Eu pulo pra frente;
Eu pulo pra trás;
Dou mil cambalhotas,
Sou forte demais!
Comi uma cenoura
Com casca e tudo,
Tão grande ela era!
Fiquei barrigudo... ♪
Música 2 - Coelhinho
De pelo branquinho,
De orelhas bem grandes
Eu sou coelhinho.
Sou muito assustado,
Porém sou guloso.
Por uma cenoura
Já fico manhoso.
Eu pulo pra frente;
Eu pulo pra trás;
Dou mil cambalhotas,
Sou forte demais!
Comi uma cenoura
Com casca e tudo,
Tão grande ela era!
Fiquei barrigudo... ♪
Música 2 - Coelhinho
Com esta música, além de cantar e
dramatizar, você pode trabalhar conceitos de matemática, cores e respeito e
afeto aos coleguinhas.
Coelhinho da páscoa
♫ Coelhinho da Páscoa, que trazes pra
mim?
Um ovo, dois ovos,
três ovos assim!
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Coelhinho da Páscoa, que cor eles têm?
Azul, amarelo e vermelho também!
Azul, amarelo e vermelho também!
Coelhinho da Páscoa, com quem vais dançar?
Com esta menina que sabe cantar!
Com esta menina que sabe cantar!
Coelhinho maroto, porque vais fugir?
Em todas as casas eu tenho que ir!
Em todas as casas eu tenho que ir! ♪
Reciclagem
Um ovo, dois ovos, três ovos assim!
Coelhinho da Páscoa, que cor eles têm?
Azul, amarelo e vermelho também!
Azul, amarelo e vermelho também!
Coelhinho da Páscoa, com quem vais dançar?
Com esta menina que sabe cantar!
Com esta menina que sabe cantar!
Coelhinho maroto, porque vais fugir?
Em todas as casas eu tenho que ir!
Em todas as casas eu tenho que ir! ♪
Reciclagem
Uma dica muito legal para trabalhar
esta música é levar ovinhos coloridos (feitos com bolinhas de isopor e pintados
com tintas ou feitos com jornal amassados e pintados...) e distribuir para as
crianças para trabalhar os números. Você pode colocar uma cesta na sala com os
ovinhos, de acordo com a quantidade na música.
Cores - ovinhos com giz de cera
Aqui sugerimos a seguinte atividade:
fazer ovinhos com reaproveitamento de giz de cera.Aprenda a fazer AQUI. Faça-os nas cores azul, amarelo e
vermelho e coloque-os numa cesta. Os alunos, a pedido do professor, terão que
buscar os coelhos na cor citada. Use-os para colorir desenhos de
coelhinhos. Os ovinhos também podem ser usados como lembrancinhas.
Pra fazer é fácil: Selecione os giz de cera por cores (cada um
de uma cor) ou coloque várias cores juntas para ficar mesclado. Coloque em
forminhas de ovos de páscoa. Leve ao microondas, forno convencional oubanhomaria.
Quando o giz derreter, mexa bem com um palito, ou uma colher, para misturar
toda a cor que acaba ficando no fundo. Leve as forminhas para o congelador por
uns 20 minutos. O giz esfria e solta fácil da forminha.
DICA: Os
desenhos em alto relevo da foto são da própria forminha... pra terminar,
coloque os ovos de giz de cera em saquinhos, acrescente palha oupapelpicadinho
e dê como lembrancinha de páscoa!!!
Artes - Carimbo com dedinhos
Realizar a atividade de carimbo com os
dedinhos ou mãos para fazer atividades ou montar um painel. Explore as cores
trabalhadas e as variedades de coelhinhos que podemos fazer com os dedinhos.
Trabalhe os nomes dos alunos, dando a cada coelhinho os nomes dos pimpolhos.
Veja vários modelos decoelhinhos feitos com carimbo dos dedinhos aqui.
Máscaras e pintura facial
Fazer pintura facial de coelhinho e máscaras para brincar.Veja máscaras de coelhinhos aqui. Aprenda a fazer lindas pinturas faciais de coelhinhoAQUI.
Cineminha com brigadeiro
Locar um filme sobre páscoa e levar
para a turminha assistir. Todos devem estar caracterizados com máscaras e
pintura facial. Sugerimos aqui o filme do Ursinhos Pooh “A Páscoa do Guru”,
ou outro de sua preferência.
Conversar sobre o conteúdo do filme.
Conversar sobre o conteúdo do filme.
Para acompanhar o filme, sugerimos uma
guloseima diferente: cenourinhas de brigadeiro, veja receita aqui, muito fácil!
As crianças vão adorar!
Culinária
Ovos de chocolate sem levar ao fogo
Ingredientes
01 Pacote de leite em pó, 01 pacotinho de Nescau, 01 lata de leite condensado e balas macias para rechear.
01 Pacote de leite em pó, 01 pacotinho de Nescau, 01 lata de leite condensado e balas macias para rechear.
Como que faz?
Misturar tudo e ir amassando, colocando
o leite condensado aos poucos até a massa ficar consistente. Enrolar os ovinhos
para os alunos menores e distribuir a mesma quantidade para cada aluno maior
que deverá enrolar, com a mão, a massa, em forma de ovo ou bombom,
colocando a bala como recheio. Caso a massa esteja muito seca amolecer com um
pouco de leite de vaca.
DICA: Ao
fazer as receitas falar os nomes dos ingredientes e deixar que os alunos ajudem
a enrolar os ovinhos que eles vão comer. Cada aluno irá saborear os
ovinhos de chocolate na escola , junto com os coleguinhas e levará um
ovinho enrolado no papel celofane para comer em casa com a família (partilha).
Brincadeiras
Coelhinho sai da toca - Em trios, duas crianças formam a toca e uma será o
coelho. Para fazer a toca, a dupla junta as mãos no ar, formando uma casinha.
Quem interpreta o coelho fica agachado entre elas, embaixo dos braços. Essa
estrutura se repete com os demais participantes da brincadeira. Uma das
crianças fica em pé entre as tocas e deve gritar: "Coelho sai da
toca!". Ao fazer isso, os coelhos entocados precisam trocar de casinha. Já
a criança que estava no meio deve tentar roubar a toca de alguém. Se conseguir,
aquela que ficou sem toca é a que passa a gritar no centro do espaço. Ela
também pode falar "Toca troca de lugar!". Nesse caso, são as tocas
que devem trocar de coelho.Veja várias brincadeiras AQUI.
Lembrancinha
Que tal inovar e em vez das
tradicionais lembrancinhas com ovinhos de páscoa fazer coelhinhos com
pirulitos? Esta dica é fácil de fazer e também bastante econômica!!!Aprenda aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário