VOLTA ÁS AULAS: SEMANA DIAGNÓSTICA. 10/03 A 14/03
PLANOS DE
AULA PARA A PRIMEIRA SEMANA DE AULA.
PRIMEIRO
DIA:
Objetivos para á semana:
§ Promover a
integração e adaptação dos alunos
§ Estabelecer
regras que deverão ser seguidas ao longo do ano letivo
§ Resgatar
valores importantes como respeito e solidariedade
§ Abordar a
ética no cotidiano escolar
§ Reforçar a
importância da cooperação e da amizade.
Apresentação:
PROFESSOR E ALUNO
Autorretrato (4º e 5º ano)AO SOM DE UMA MÚSICA
|
1. Distribua para cada aluno uma bexiga e peça que encham. 2. Em seguida, entregue canetinhas coloridas e solicite que cada um desenhe o seu rosto na bexiga. 3. Após concluir o desenho, os alunos deverão jogar a bexiga para cima. 4. Dê um sinal para que cada aluno pegue no ar a bexiga de um colega. 5. Faça uma roda e solicite que cada aluno adivinhe de quem é o autorretrato. 6. Caso não acerte, o aluno que desenhou deverá se apresentar, falar seu nome e dar um abraço no colega.Deixe os balões dependurados na sala durante a semana. 7. Dê continuidade até que todos se apresentem. |
Dinâmica do pirulito ( 4º ano)
|
1. Providencie pirulitos em número suficiente para os alunos. 2. Peça que segurem o doce com a mão direita e mantenham o braço esticado. 3. Sinalize para que abram o pirulito, mas alerte que não será permitido mover o braço direito. 4.Após diversas tentativas, mostre que só é possível abrir com a ajuda do colega e que ele também terá que fazer o mesmo para ajudar o outro.Depois ter uma conversa o como é tão importante a ajuda do próximo em nossas vidas ,todos precisamos um do outro nessa jornada. |
Papo sério: construir com a turma os
combinados e montar um cartaz.Conversar
sobre os comportamentos,as regras da escola,como devem se comportar, discutir sobre
as nossas atitudes pois elas fazem parte da nossa aprendizagem.Entrega da
lembrancinha de boas vindas .Apresentação da oficina de música com pró Gilvanda.
SEGUNDO DIA.
TEMA: A
ESCOLA
-Boas vindas
( com uma dinâmica)
. Dinâmica: "dança da cadeira cooperativa"
Objetivo: essa
dinâmica serve para quebrar o gelo e fazer com que os participantes pensem
sobre cooperação
entre o grupo.
Materiais: 1
cadeira
Procedimento:
consiste na brincadeira da dança da cadeira (mesmo procedimento), só que
em ao invés dos
que ficarem sem se sentar saírem, terão que se sentar no colo do amigo,
de modo que
ninguém fique em pé. É muito engraçado! Ao final, com apenas uma cadeira
todo o grupo terá
que se sentar um no colo do outro.
-Árvore dos sonhos:
1. Em um papel pardo ou cartolina represente uma árvore. Você poderá afixará em um painel em sala de aula ou no pátio. 2. Na parte superior da árvore, escreva uma pergunta. Exemplo: Como você gostaria que fosse 2014? 3. Distribua um papel com o molde de uma folha de árvore. 4. Peça para que escrevam o que esperam de melhor para o ano letivo. Exemplos: amizades sinceras, boas notas etc. 5. As crianças deverão afixar suas folhas com os desejos na árvore. |
-LEITURA
COMPARTILHADA: A escola de Paulo Freire(colar o texto no caderno)
- PASSAR UM VÍDEO
FALNDO SABRE : A ESCOLA É...
·
Escola é...
·
Paulo Freire
·
·
O lugar onde se faz amigos
·
Não se trata só de prédios, salas, quartos,
·
Programas, horários, conceitos.
·
Escola é, sobretudo, gente,
·
Gente que trabalha que estuda,
·
Que alegra, se conhece se estima.
·
O diretor é gente,
·
O coordenador é gente,
·
O professor é gente,
·
O aluno é gente.
·
Cada funcionário é gente,
·
E a Escola será cada vez melhor
·
Na medida em que cada um Se comportar como colega,
amigo, irmão.
·
Nada de “ilha cercada por todos os lados”.
·
Nada de conviver com pessoas e depois descobrir que
não tem amizade de ninguém.
·
Nada de ser como um tijolo, que forma a
parede indiferente, frio, só.
·
Importante na Escola não é só estudar, não é só
trabalhar.
·
É também criar laços de amizade e criar em
cada ambiente de camaradagem.
·
É conviver É se
“amarrar nela”!
·
Ora é lógico...
·
Numa escola assim
vai ser fácil
·
Estudar, trabalhar,
crescer,
·
Fazer amigos
educar-se, ser feliz.
-Promover um
passeio pela escola para reconhecer as dependências e funcionários.
-Pedir para
os alunos representarem em forma de desenhos o que ele gostaria de mudar na
escola.
Contrato
pedagógico:
1. Reúna a turma e questione sobre boa convivência, respeito, expectativas para o ano letivo etc. 2. Estimule a reflexão e a troca de ideias. A partir das respostas, construa um contrato, que será revisto e reestruturado semanalmente ou sempre que houver necessidade. |
-Despedida.(
a critério dos alunos)
TERCEIRO
DIA:
Acolhida: Dinâmica
(jogo da adição) dois grupos e um orientador.
O objetivo
dessa dinâmica é observar quais alunos tem habilidades de fazer cálculos
mentais.
-O
orientador mostra a ficha com a adição (cálculo) e as duplas que formarem a
soma primeira ganharão o ponto. ( cada pessoa terá pendurado no pescoço um
numeral).
-Oficina da
escrita e leitura:
· LEITURA COMPARTILHADA: BOAS MANEIRAS (socialização: o poema será
aproveitado de modo que leve a turma a refletir sobre algumas questões de boas
maneiras, como: cumprimentar, despedir, agradecer, pedir licença, dizer, por
favor, desculpar-se, ser gentil, elogiar quando necessário.).
TEXTO:
BOAS MANEIRAS
Nossos
pais sempre ensinaram,
Que
devemos nos comportar,
E
ser crianças educadas,
Para
elogios ganhar.
Bom dia! Boa tarde!
Devemos sempre falar
Aos professores e
colegas
E a todos em qualquer
lugar!
Obrigado!
Por favor!
Vamos
sempre dizer.
Para
que todas as pessoas
Venha
a nos favorecer.
-Produção de
texto: Falar sobre as férias. (analisar o desenvolvimento da escrita de cada
aluno e a sua coerência.)Fazer a leitura individual
- ASSISIR UM
VÍDEO: DE BOAS MANEIRAS COM A TURMA DA
MÔNICA.
-Organizar
as matérias do caderno.
QUARTO DIA
Acolhida:
Quem é meu professor?
Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor. Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres. Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo. Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem para respondê-las. Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção. Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário. Proponha essa atividade depois de promover a apresentação e o reconhecimento do espaço físico da escola (a seguir).
Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor. Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres. Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo. Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem para respondê-las. Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção. Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário. Proponha essa atividade depois de promover a apresentação e o reconhecimento do espaço físico da escola (a seguir).
Atividade: PINTURA COLETIVA
Pintura coletiva (4º e 5º ano)
|
1. Providencie tintas atóxicas, pincéis, rolinhos
e papel de parede branco.
2. Reserve um espaço na sala ou no pátio para aplicar o papel de parede. 3.Sugira a pintura coletiva do painel de acordo com um tema. Exemplo: O que esperam de 2014?Expor o trabalho no pátio da escola ou no corredor. |
Oficina da
leitura/ interpretação.
O objetivo
dessa atividade é analisar a interpretação oral dos alunos e a atenção na leitura.
História
lida pelo pró;( UMA FÁBULA: A CIGARRA E A FORMIGA)
Falar sobre a fábula( compara o contexto da
fábula com os estudos da escola e discutir)ex:a o aluno que só vive brincando e
ñ se preocupa com o futuro e os estudos o que irá acontecer?
A interpretação
( da fábula com perguntas de acordo com os estudos) será oral de forma com o jogo da bata- quente
Quinto dia
-ACOLHIDA (
COM UMA DINÂMICA)a critério da turma
·
ANIVERSARIANTES DO MÊS;(a cada mês separar os
aniversariantes,e expor seus nomes no painel de aniversários.)
·
QUADRO DAS ESTRELAS ( o objetivo do quadro das
estrelas é incentivar as crianças a participarem ativamente das aulas,
realizando uma avaliação não diária mas constante de cada aluno,premiando-os a
cada bimestre a quem ganhar mais estrelas,observando o comportamento,
assiduidade e compromisso com as atividades escolares.O quadro das estrelas
é construído com o nome da turminha deixando um espaço para anexar as
estrelinhas a cada conquista.)
- (Produção
de texto através de imagens observar o desenvolvimento da escrita e leitura da
turma)
-Saida( com
uma linda mensagem de vídeo) e vídeos com as fotos da primeira semana da turma.
-REVER TUDO
AQUILO QUE FOI DISCUTIDO DURANTE Á SEMANA.E FECHAR COM UM VÍDEO DE (REGRA DE
CONVIVÊNCIA).
- PRODUZIR
COM A TURMA OS COMBINADOS E COLAR NA
PAREDE.
·
“
Quando a criança se interessa pelo que faz é capaz de empreender esforços
até o limite de sua resistência física.”
Jean
Piaget
Nenhum comentário:
Postar um comentário