CENTRO
DE EXCELÊNCIA PROFESSORA ZORAIDE NASCIMENTO.
EDUCADORA:-
-------------------------------TURNO:- ------------- ---ANO: 2014
PLANO
ANUAL DO 4º ANO ENSINO
FUNDAMENTAL
PLANO
ANUAL 4° ANO ENSINO FUNDAMENTAL
LINGUA
PORTUGUESA 4° ANO
OBJETIVO
GERAL.
Dar condições para que o aluno construa seu
conhecimento linguístico, por sucessivas aproximações, relacionando e
reorganizando hipóteses, instrumentalizando o aluno para obter informações,
defender seu ponto de vista, compartilhar suas ideias e produzir seus próprios
textos orais e escritos, com eficiência e em seus diversos textos.
Trabalhar sempre com a interdisciplinaridade.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Expandir o uso da linguagem em instancias privadas e
utiliza-las com eficácia em instancias publicas, sabendo assumir a palavra e
produzir textos, tanto orais como escritos, coerentes, coesos, adequados a seus
destinatários, aos objetivos que se propõem e aos assuntos tratados;
Utilizar a linguagem como instrumento de
aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de
informações contidas nos textos.
·
Integrar uma comunidade de leitores,
compartilhando diferentes pratica culturais de leitura escrita;
·
Adequar seu discurso ás diferentes
situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
·
Ler diferentes textos, adequando a
modalidade de leitura a diferentes propósitos e as características dos diversos
gêneros;
·
Escrever diferentes textos selecionando
os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e
interlocutores.
Participar de situações de intercambio oral que
requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e
compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
Apreciar textos literários;
Recontar historia conhecido, recuperando algumas
características de linguagem do texto lido pelo professor;
Revisar textos coletivamente com ajuda do professor
ou em parceria com os colegas.
Escrever e pronunciar corretamente as palavras.
Consolidar a escrita das palavras com certa
tranquilidade.
Reconhecer e diferenciar fonemas e letras.
Valorizar os textos originários de diferentes
culturas
Fazer o uso do dicionário para esclarecer duvida
relativas á pronuncias das palavras;
Aprender escrever ortograficamente correta ás
palavras.
Conteúdos
I UNIDADE
Gênerostextuais ( contos literários, cordéis,
jornalísticos, publicitários, instrucional, entrevistas, biografia, bilhetes,
discurso, mito, texto expositivo, gibis, etc..)
·
Gramatica:
- Fonemas e letras;
- Encontro vocálico;
- Encontro consonantal
- Dígrafos
·
Ortografia
- Divisão silábica em encontro vocálico;
-Divisão silábica em GN, PC, PÇ, PN, OS, PT, TM;
- Divisão silábica DOS DIGRAFOS;
- Comunicação
oral (falar, ouvir, compreender, interpretar).
- Uso do dicionário
- Uso de vocabulário
II
UNIDADE
-
Gêneros
textuais (contos literário, cordéis, jornalísticos, publicitários,
instrucional, entrevistas, biografia, bilhetes, discurso, mito, texto
expositivo, gibis ,historias em quadrinhos etc.)
GRAMATICA:
- Sílaba tônica;
-Gêneros dos substantivos;
- Variedades da língua (nordestino);
- Substantivos: simples e composto;
ORTOGRAFIA:
- Acentuação de palavras paroxítonas
- Acentuação de palavras proparoxítonas
-Acentuação de palavras oxítonas
- Separação de sílaba
III
UNIDADE
Gêneros
textuais (contos literário, jornalísticos, publicitários, instrucional,
entrevistas, biografia, bilhetes, mito, teto expositivo, gibis, historias em
quadrinho etc.).
Textos
Lúdicos ou reflexivos: trava língua, parlendas, cantigas e textos descritivos.
GRAMÁTICA:
.Preposição;
.União da preposição com artigo;
.Uso do dicionário.
ORTOGRAFIA:
.Letras com c e s com o mesmo som;
.Acentuação de ditongo e hiato;
.Terminações de OSO e OSA;
.Sons da letra X;
.Emprego do G e J.
IV unidade
Gêneros textuais (contos literário, jornalísticos,
publicitários, instrucional, entrevistas, biografia, bilhetes, mito, teto
expositivo, gibis, historias em quadrinho etc.).
Textos
Lúdicos ou reflexivos: trava língua, parlendas, cantigas e textos descritivos.
Gramática:
. Emprego do C e Ç;
.Letras SC,SÇ, e XC;
.Terminações em EZA e EZ
METODOLOGIAS:
Leitura de imagens,
Recontar história de diferentes gêneros textuais;
Roda de conversa;
Declamar poesias;
Participações em debates, relatar experiências
vividas, entrevistar, dramatizar histórias;
Roda de leitores
Pesquisas de textos científicos e cotidiano uso do
vocabulário adequado ás regularidades da escrita, diferenciando o uso das
linguagens oral.
Identificar e descrever personagens
Utilização correta da pontuação,
Oficina das palavras;
Aula explicativa, atividades do livro e impressa,
trabalho em grupo, dupla, individual e coletiva;
Leitura compartilhada, coletiva e silenciosa;
Confecção de cartazes;
*Atividade mimeografa ou xerocadas
*Desenhos
*Histórias
*Diálogo em grupo
*Textos informativos
*Brincadeiras etc...
* Exploração das diferentes linguagens nos textos
presentes nas praticas sociais.
*Uso de variedades linguísticas.
*Pesquisas de palavras oriundas das diferentes
culturas que originam a sociedade brasileira (povos indígenas, africanos e
europeus).
AVALIAÇÃO
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO(somativa, qualitativa,
diagnostica, auto avaliação, formativa)
A avaliação acontecera através de observação e
interferência do professor, registrando os progressos dos alunos,
possibilitando uma reavaliação, respeitando seus limites de aprendizagem.
1 Resolução de exercícios;
2 Trabalhos em grupos e individuais;
3 Participação, colaboração e interesse;
4-Elaboração de jogos, cartazes, apresentações;
5-Atividades desenvolvidas na sala de aula;
6-Pesquisas;
7-Respeito com os colegas, professores e
funcionários;
8- Capricho, ordem e cuidado com os materiais e o
ambiente escolar;
9-cooperação individual do aluno em relação ao grupo
10- serão realizadas atividades de recuperação
paralela nos conteúdos em que os alunos encontrarem dificuldades.
Assim demonstra Freire (1996, p. 35) quando diz:
(...)
a curiosidade vem sendo histórica e socialmente construída e reconstruída.Precisamente
porque a promoção da ingenuidade para a criticidade não se dá automaticamente,
uma das tarefas propicias da prática educativo-progressista é exatamente o
desenvolvimento da curiosidade crítica, insatisfeita, indócil.
REFERÊNCIAS:
Martins,
Marisa Sanches.. LIVRO: projeto buriti ensino fundamental português 2° edição
2011.. Editora Moderna.
Parâmetros curriculares. (PCNs). Língua Portuguesa.
Volume 2
PLANO
ANUAL 4° ANO ENSINO FUNDAMENTAL
Matemática
OBJETIVO
GERAL:
Resolver situação problema, sabendo validar
estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como
dedução e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos bem como
instrumentos tecnológicos disponíveis.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Reconhecer e construir gráficos e
tabelas
·
Compreender que os conhecimentos
matemáticos são meios para entender a realidade.
·
Utilizar os conhecimentos matemáticos
para investigar e responder as questões elaboradas a partir de sua própria
curiosidade.
·
Observar aspectos quantitativos e
qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre
eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, ás operações ás
medidas, ao espaço e ás formas, ao tratamento das informações.
·
Resolver situações problema, a partir da
interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para
planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou
simulações), para comunicar resultados e compara-los com outro, validando ou
não os procedimentos e as soluções encontradas.
·
Comunicar-se matematicamente
apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso
da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações
entre elas.
·
Sentir-se seguro para construir conhecimentos
matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.
·
Interagir com seus pares de forma
cooperativa na busca de soluções para situações problema, respeitando seus
modos de pensar e aprender com eles.
·
Construir o significado de medida, a
partir da comparação de grandezas de mesma natureza.
·
Compreender o sistema monetário.
·
Construir a classe de milhar.
·
Compor e decompor, ler, escrever,
comparar e ordenar números romanos
Conteúdos:
I
UNIDADE
·
Números;
·
O sistema de numeração decimal;
·
Centenas, dezenas e unidades;
·
O sistema de numeração romana;
·
Adição e subtração; e seus termos;
·
Adição e subtração por decomposição;
·
Prova real;
·
Sistema monetário;
·
Situação de compra com troco;
II UNIDADE
·
Adição e subtração com reserva;
·
Sólidos geométricos, vistas e caminhos;
·
Multiplicação com ate três algarismos;
·
Termos da multiplicação;
·
Multiplicação de 10, 100, 1000;
·
Propriedades associativas da
multiplicação;
·
Propriedade distributiva da
multiplicação;
·
Algoritmo da multiplicação;
III UNIDADE
·
Adição, subtração e multiplicação;
·
Figuras planas;
·
Regiões planas;
·
Polígonos
·
Divisão; reforço das outras operações;
·
Termos da divisão;
·
Divisão exata;
·
Prova real da divisão;
·
GRANDEZAS
E MEDIDAS:medidas de tempo (ora, minutos, segundos, dia,
semana, mês, bimestre, trimestre, calendário, comprimento, séculos e décadas);
IV
UNIDADE
·
Frações e probabilidades;
·
Leitura e escrita de frações;
·
Medidas de massa e de capacidade;
·
Números decimais;
·
Gráficos e planilhas (modelos, barra e
pizza)
METODOLOGIAS
·
Interpretações e resoluções e formulação
de situações;
·
Calculo mental;
·
Desafios e pesquisas;
·
Atividades do livro e impresso
·
Coleta de informação e organização;
·
Compreensão de conceitos de numero
natural;
·
Construção do sistema numérico decimal;
·
Elaboração de estratégias de
quantificação (contagem, pareamento, estimativa).
·
Produção de textos a partir da
interpretação de gráficos e tabelas;
·
Trabalho em grupo e individual;
·
Criação de registros pessoais para
comunicação das informações coletadas
·
Interpretação e elaboração de listas,
tabelas simples;
·
Resolução das operações com números
naturais;
·
Leitura complementar;
·
Resoluções de problemas por conta
própria;
·
Jogos e dinâmicas com oficinas;
·
Atividades complementares;
·
Uso da calculadora ( saber a manusear);
·
Uso do ábaco;
·
Manuseio dos sólidos geométricos, ou de
caixas que tem form parecida;
·
Construção de tabelas; e etc..
AVALIAÇÃO
CRITERIOS PARA A AVALIAÇÃO (somativa, qualitativa,
diagnostica, auto avaliação, ficha individual para cada aluno em cada final de
unidade formativa).
A avaliação
acontecerá através de observação e interferência do professo, registrando os
progressos dos alunos, possibilitando uma reavaliação respeitando seus limites
de aprendizagem.
1- Resolução
de exercícios;
2- Trabalhos
em grupos e individuais;
3- Participação,
colaboração e interesse;
4- Elaboração
de jogos, cartazes e apresentações;
5- Atividades
desenvolvidas na sala de aula;
6- Pesquisas
7- Respeito
com os colegas, professores e funcionários;
8- Capricho,
ordem e cuidado com os materiais e o ambiente escolar;
9- Cooperação
individual do aluno em relação ao grupo;
10- Serão
realizadas atividades de recuperação paralela nos conteúdos em que os alunos
encontrarem dificuldades etc...
Assim,
demonstra FREIRE (1996, p. 35) quando diz:
(...)
curiosidade humana vem sendo histórica e socialmente construída e reconstruída.
Precisamente porque a promoção da ingenuidade para a criticidade não se da
automaticamente, uma das tarefas propicias da pratica educativa progressista é
exatamente o desenvolvimento da curiosidade
critica, insatisfeita, indócil.
Referências:
·
Bordeaux, Ana Lucia.Livro: Bem me quer-
ensino fundamental- matemática- 4° ano. 2° edição. São Paulo, 2011. Editora do Brasil.
·
França Elizabeth. Livro: Bem me quer-
Ensino Fundamental- matemática 4° ano são Paulo 2011 editora do Brasil.
·
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia.
São Paulo: Paz e Terra, 1996 ( coleção leitura).
·
Miguel, Vania. Livro: Bem Me Quer-
ensino fundamental- 4° ano. 2° edição. São Paulo, 2011. Editora do Brasil
·
Ogliari, Elizabeth. Livro: Bem Me Quer
-ensino fundamental- 4° ano. 2° edição. São Paulo, 2011. Editora do Brasil
·
Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCNs). Matemática. Volume 3.
·
Rubinstein, Clea. Livro Bem Me Quer –
·
ensino fundamental- 4° ano. 2° edição.
São Paulo, 2011. Editora do Brasil
PLANO
ANUAL 4° ANO ENSINO FUNDAMENTAL
HISTÓRIA
4° ANO FUNDAMENTAL
OBJETIVO GERAL:
Questionar
a sua realidade, identificando alguns de seus problemas refletindo sobre
algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação politicas
institucionais e organizações coletivas da sociedade civil.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·
Observar gravuras e
reconhecerrepresentação de um ataque de monstros marinhos e uma embarcação;
·
Conhecer as principais especiarias e os
artigos de luxo comercializados entre europeus, africanos e orientais;
·
Identificar o medo dos navegadores
diante dos mares desconhecidos;
·
Conhecer a viagem de Cristóvão Colombo;
·
Conhecer
a historia de Iramaia, sua cultura, a religião e
patrimônio natural;
·
Conhecer a historia da coluna prestes em
Iramaia: A coluna prestes passou aqui.
·
Conhecer a historia de carga da ferrovia
centro atlântico FCA;
·
Saber como se apresenta a folia de reis
em Iramaia e por que;
·
Identificar os climas
·
Conhecer a historia do surgimento da
festa da gruta e as pinturas rupestres;
·
Conhecer a cultura material e a arte dos
povos africanos;
·
Valorizar a arte africana e suas
diversidades;
·
Relacionar a extração do PAU-BRASIL e o
primeiro modo de exploração da colônia pelos portugueses;
·
Compreender a importância da produção do
açúcar na economia colonial
·
Compreender as funções das câmaras
municipais;
·
Conhecer uma estancia de criação de gado
do período colonial (não se esquecendo de explorar sobre a criação de gado na
nossa região);
·
Caracterizar o trabalho do vaqueiro;
etc...
·
Conhecer os movimentos feministas e
homossexuais. (Oral)
·
Reconhecer o estatuto da criança e
adolescentes
·
Valorizar os principais do estatuto da
criança e do adolescente.
CONTEÚDOS
I
UNIDADE
A
aventura de navegar:
·
Produtos valiosos;
·
Navegar em busca de riquezas
·
Viagens portuguesas
II
UNIDADE ( Mine projeto :minha cidade) em anexo.
·
História de Iramaia pontos turísticos
·
A história real de Iramaia.
·
Coluna Prestes passou aqui;
·
A locomotiva de carga da Ferrovia Centro
Atlântica;
·
A história da festa da gruta e pintura
rupestres;
·
Tradição,contos, versos, cordéis.
·
Festas e tradições
·
Comidas típicas da região.
III
UNIDADE
Vilas
e cidades no Brasil colonial
·
Os colonos e a fundação das vilas;
·
A invasão francesa;
·
A fundação da cidade de Salvador;
A
ocupação do sul
·
O inicio da colonização no sul;
·
A disputa pela fronteira
·
Movimento feminista e homossexual.
IV
UNIDADE
O vaqueiro e a pecuária
·
A pecuária e a ocupação da atual região
nordeste;
·
A ocupação das terras e seus conflitos;
·
O vaqueiro e a criação de gado
·
OS
BANDEIRANTES E A BUSCA POR RIQUEZAS
·
Datas
comemorativas.
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO
·
Rodas de conversas;
·
Atividades complementares;
·
Atividades em grupo e individual;
·
Confecção de cartazes;
·
Produção de textos;
·
Observações de imagens;
·
Leituras de textos;
·
Pesquisa e exercícios;
·
Observação e discursão do mapa mundi;
·
Entrevistas
·
Produção textual;
·
Aula de campo (pode ser uma visita a
gruta da cidade, ao campo
De futebol,
enfim, pontos importantes fazem parte da historia da cidade.
·
Filmes referentes aos temas relacionados
aos conteúdos;
·
Atividades do livro, no caderno e
impressa;
·
Observação de mapas e etc...
·
Preservação do patrimônio cultural;
·
A preocupação sobre o modo de vida de
diferentes grupos sociais em diversos tempos e espaços, em suas manifestações,
econômicas;
·
Análise das relações de poder
estabelecida nas localidades;
·
Análise de variações de origem das
descendências dos povos brasileiros
·
Valorização dos movimentos feministas e
homossexuais;
·
Valorização de historias local;
AVALIAÇÃO
CRITERIO PARA AVALIAÇÃO (somativa,
qualitativa, diagnostica, auto avaliação). (ficha individual para cada aluno
emcada final de unidade, formativa)
A avaliação acontecerá através de observação e interferência do
professor, registrando os progressos dos alunos, possibilitando uma avaliação,
respeitando seus limites de aprendizagem.
1- Resolução
de exercícios;
2- Trabalho
em grupos e individuais;
3- Participação,
colaboração e interesse;
4- Elaboração
de jogos, cartazes e apresentações;
5- Atividade
desenvolvida na sala de aula;
6- Pesquisa;
7- Respeito
com os colegas, professores e funcionários;
8- Capricho,
ordem e cuidado com os materiais do ambiente escolar,
9- Cooperação
individual do aluno em relação ao grupo
10- Serão
realizado atividades de recuperação paralela nos conteúdos em que os alunos
encontrarem dificuldades. Etc...
·
REFERÊNCIAS
*LIVRO-
Projeto Buriti-História 4° ano do ensino fundamental- 2° edição. São Paulo.
2011. Obra coletiva concebida, e desenvolvida pela editora moderna. Editora
responsável Rosane Cristina Tharira.
*
parâmetros curriculares nacionais (PCNs). Historia e Geografia. Volume5.
CENTRO DE EXCELÊNCIA PROFESSORA ZORAIDE NASCIMENTO.
EDUCADORA:---------------------TURNO:--------------ANO:2014
PLANOANUAL DO 4ºANO ENSINO FUNDAMENTAL
CIÊNCIAS NATURAIS
OBJETIVO GERAL:
Contribuir para o autoconhecimento e a formação de identidade
conhecendo os avanços das pesquisas e o uso de produtos resultantes para a
melhoria da qualidade de vida.
OBJETIVOSCIENTÍFICOS:
-Investigar seres vivos de tamanho reduzido;
-Identificar as partes de uns microscópios;
-Construir uma lupa de água;
-Reconhecer que os seres vivos são formados por células;
-Conhecer objetos de estudo dos cientistas da saúde;
-Compreender que as vacinas previnem doenças;
-Relacionar uma situação cotidiana á alimentação;
-Conhecer que os alimentos industrializados passam por
processos de transformação antes de serem comercializados;
-Conhecer alguns cuidados com os alimentos apara evitar
problemas de saúde;
-Conhecer as etapas da digestão do alimento e saber em que
órgão do sistema digestório ocorre cada uma delas;
-Conhecer o caminho do ar em nosso corpo;
-Reconhecer os movimentos respiratórios;
-Conhecer o sistema cardiovascular;
-Classificar os animais em herbívoros, carnívoros, onívoros
de acordo com a dieta ,alimentar;
-Conhecer os fungos e compreender que eles são seres vivos;
-Conhecer o processo de decomposição;
-Compreender o conceito
de ecossistema;
-Montar exemplos de cadeia alimentar;
-Compreender que a energia pode se transformar;
-Compreender que a luz se movimenta em linha reta e em grande
velocidade;
-Conhecer um pouco da história da exploração do espaço.
CONTEÚDOS: I UNIDADE
–
A VIDA
SOB OS MICROSCÓPIOS
-Conhecer o microscópio;
.As células;
.Os microrganismos e a saúde;
.Tecnologia a favor da saúde;
-ALIMENTAÇÃO EDIGESTÃO
. A tecnologia dos alimentos;
.Alimentação e saúde;
.A digestão do alimento.
II UNIDADE
-CIRCULAÇÃO,
RESPIRAÇÃO E EXCREÇÃO;
.A respiração;
.A circulação;
.A excreção;
-ALIMENTAÇÃO E
RESPIRAÇÃO DE ANIMAIS E PLANTAS;
.Os animais se alimentam;
.Os animais respiram;
.As plantas respiram.
IIIUNIDADE
-OUTROS SERES VIVOS: bactérias
e fungos;
.As bactérias;
.Os fungos;
.Decomposição;
.ECOSSISTEMA E
RELAÇÕES ENTRE SERES VIVOS.
.Os ecossistemas;
.Relações alimentares.
IV UNIDADE
-ENERGIA E SUAS
TRANSFORMAÇÕES
.Muitas formas de energia;
.A energia se transforma;
.Fontes de energia;
-UNIVERSO E O SISTEMA
SOLAR
.O universo;
.O sistema solar;
.A rotação e a translação.
DESENVOLVIMENTOMETODOLÓGICOS
.Leitura silenciosa,
.Projeto alimentação;
Roda de conversa;
.Leitura de gráficos;
.Observação de imagens;
.Trabalho individual e em grupo;
.Aulas de vídeos de acordo com os temas trabalhados;
.Confecção de cartazes;
.Produção de textos;
.Pesquisas e exercícios;
.Entrevistas;
.Pesquisa sobre a origem dos alimentos, e forma de
conservação;
.Noções alimentares sobre a Teia Alimentar;
.Coleta de dados;
. Classificação de doenças transmitidas pelos animais;
.Estudo sobre a utilização de recursos tecnológicos e sua
aplicação na sociedade brasileira e mundial;
.Percepção da aplicação da ciência e a tecnologia do cotidiano.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá através de observação e interferência
do professor, registrandoprogressos dos alunos, possibilitando uma reavaliação,
respeitando seus limites de aprendizagem.
1-resolução de
exercícios;
2-Trabalhos em grupo;
3-Participação colaboração, e interesse;
4-Atividades desenvolvida na sala de aula;
5-Cooperação individualetc...
Critérios de avaliação
(somativa,qualitativa, auto avaliação,ficha individual do aluno e avaliação
formativa.
Referências:
Livro. Projeto Buriti-Ciências Naturais- 4 º ano
Fundamental-2ª edição. São Paulo.2011.Editora Moderna Juliana Maestu.
-Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)- Ciências Naturais.
v. 4.
Assim,
demonstra FREIRE (1996, p. 35) quando diz:
(...)
curiosidade humana vem sendo histórica e socialmente construída e reconstruída.
Precisamente porque a promoção da ingenuidade para a criticidade não se da
automaticamente, uma das tarefas propicias da pratica educativa progressista é
exatamente o desenvolvimento da curiosidade critica,
insatisfeita, indócil.
PLANOANUAL DO 4ºANO ENSINO FUNDAMENTAL
GEOGRAFIA
OBJETIVO GERAL
–
Adotar uma atitude responsável em relação ao
meio ambiente,reivindicando quando possível o direito de todos a uma vida plena
num ambiente preservado e saudável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada
paracompreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;
-Conhecer o Estado- lugares e sociedade;
-Explorar conhecimentos sobre a terra;
-Reconhecer a Terra como parte doSistema Solar;
-Conhecer a estrutura do planeta Terra;
-Elaborar um texto comparativo;
-Compreender os movimentos de rotação e translação;
-Identificar as principais formas de relevos da superfície
terrestre;
-Fixar vocabulário;
-Compreenderde onde se origina os rios;
-Compreender a importância da água em nossa vida;
-Compreender a diferença entre tempo atmosférico e clima;
-Entender que as alterações ambientais modificam o clima;
-Conhecer as principais formações vegetais brasileiras;
-Compreender o que são recursos naturais.
-Observar e analisar o avanço das contribuições e dos efeitos
na paisagem natural.
CONTEÚDOS: I UNIDADE
-O PLANETA TERRA.
.O planeta onde vivemos;
.Conhecendo a Terra;
.Continentes e oceanos.
-TERRA:REPRESENTAÇÃO ,
LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTO.
.Representação da Terra;
.Localizando-se a Terra;
.Movimento da Terra,
II UNIDADE
-BRASIL:LOCALIZAÇÃO E
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA.
.Brasil país da América do Sul;
-O RELEVO DO BRASIL
.A ação da natureza;
.O relevo brasileiro;
.A ação humana sobre o relevo.
III UNIDADE
-A HIDROGRAFIA BRASILEIRA.
.Os rios do Brasil;
.Utilizando as águas do rio;
-OS CLIMAS DO BRASIL
.As zonas de iluminação da Terra;
.Os climas do Brasil
.O efeito estufa e o aquecimento.
IV UNIDADE
-A VEGETAÇÃO DO
BRASIL;
.Paisagens vegetais brasileiras;
.A devastação;
.-OS RECURSOS NATURAIS
DO BRASIL
.Os recursos Naturais;
.Brasil grande diversidade de recursos naturais;
.Explorar sem destruir.
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICOS
-Atividades com textos complementares;
-Leitura silenciosa;
.Roda de conversa;
.Observação de imagens;
.Anotações informações;
.Observação de mapas;
.Aulas de vídeos de acordo com o tema do dia;
.Confecção de trabalhos;
.Conhecimento do uso da tecnologia;
.Compreensão dos aspectos culturais e de origens.
.Reconhecimento de símbolos cartográficos e sua utilização;
.Mine seminário;
-AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá através de observação e interferência
do professor, registrandoprogressos dos alunos, possibilitando uma reavaliação,
respeitando seus limites de aprendizagem.
1-resolução de
exercícios;
2-Trabalhos em grupo;
3-Participação, colaboração,e interesse;
4-Atividades desenvolvida na sala de aula;
5-Cooperação individualetc...
Critérios de
avaliação(somativa,qualitativa, auto avaliação,ficha individual do aluno e
avaliação formativa.
REFERÊNCIAS
LIVRO – Projeto Buriti- Geografia- 4º ano Fundamental- 2ª
edição. São Paulo.2011. Editora Moderna .Editora responsável Juliana Maestu.
-Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)- HISTÓRIA E
GEOGRAFIA VOLUME 5
2 comentários:
Darcione Iamara, obrigada por postar seu modelo de plano de curso do 4°ano. Este ano tbm estarei lecionando no 4°ano.
Oi sou Sandra gostei da sua atuação do seu plano de curso 4°ano.Gostaria se possível que vc compartilhar comigo o plano de curso desse ano de 2021.Obrigada!
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